Bonhoeffer Open University e Seminário Teológico Bonhoeffer.
Somos uma instituição de educação Religiosa fundada e Registrada em Brasília – DF pelo Teólogo e Pastor Dr. Roberto dos Santos em 1998, Presidido pelo Teólogo Rev. Dr Cleber Mendes desde 2018
Nosso seminário é dedicado à formação de líderes e estudiosos da fé cristã, fundamentados na doutrina dos apóstolos
Nossa instituição honra o legado do teólogo e pastor protestante alemão, Dietrich Bonhoeffer. Inspirados por sua vida e ensinamentos, buscamos promover uma educação teológica baseada no compromisso com a verdade, a justiça e o serviço ao próximo.
Nosso objetivo principal é preparar indivíduos para o ministério cristão, bem como oferecer aos estudantes uma experiência de formação holística e significativa, desenvolvendo em cada um o discernimento espiritual, a sabedoria teológica e habilidades pastorais necessárias para servir às necessidades da igreja e da comunidade capacitando-os teologicamente, espiritualmente e intelectualmente. Acreditamos que a educação religiosa é uma jornada contínua de crescimento e aprendizado, e nos esforçamos para fornecer um ambiente acolhedor e estimulante para os nossos alunos.
Com uma equipe de Docentes experientes e qualificados, o Seminário Teológico Bonhoeffer oferece uma variedade de programas academicos que abrangem diversas áreas, incluindo teologia bíblica, pastoral, missiologia, ética cristã e história da igreja, entre outras disciplinas relevantes em parceria com outras escolas, faculdades, universidades e ONG’s. Dessa forma, buscamos desenvolver uma compreensão mais profunda e abrangente da fé cristã, equipando nossos alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com sabedoria e discernimento, sempre atravéz de uma abordagem centrada na fé e na ação de forma ativa no ministério e no serviço, tanto dentro como fora do ambiente acadêmico.
No Seminário Teológico Bonhoeffer, acreditamos que uma educação sólida deve ser acompanhada de pratica autêntica do evangelho.
Valorizamos a diversidade cultural e a inclusão acolhendo estudantes de diferentes contextos e origens denominacionais, sociais, culturais , acreditando que a troca de ideias e perspectivas nos permite promover um diálogo valioso enriquecendo o aprendizado, promovendo e fortalecendo uma visão e comunhão eclesiástica mais abrangente do Evangelho.

Além dos cursos regulares em formação teológica de qualidade, e outras áreas do campo academico, realizamos conferências, workshops e outras atividades de formação ao longo do ano para enriquecer ainda mais a experiência de nossos alunos pra enfrentar os desafios do mundo atual. Atravéz de nossa abordagem rigorosa e pratica baseada nos princípios do cristianismo, pretendemos equipar e inspirar homens e mulheres a se tornarem líderes confiantes e compassivos em suas comunidades e ministérios.
Também incentivamos a participação ativa em projetos comunitários e programas de serviço, visando à prática da fé no contexto do amor ao próximo.
Se você está buscando uma educação teológica sólida, centrada em princípios cristãos fundamentais, o Seminário Teológico Bonhoeffer está aqui para ajudar você a alcançar seus objetivos. Junte-se a nós nessa jornada de crescimento, conhecimento e serviço à causa do Evangelho.
Estamos felizes em responder a qualquer pergunta ou fornecer mais informações sobre nossos programas e atividades. Entre em contato conosco e descubra como podemos caminhar juntos em direção a uma educação teológica transformadora.
O Seminário Teológico Bonhoeffer é chancelado pelo Conselho dos Teologos do Brasil, Academia Brasileira de Teologia, Mantido pela Missão da AD SulAmérica e Seminário Teológico Antioquia internacional
Quem foi Dietrichi Bonhoeffer ?
(04/02/1906 + 09/04/1945)
Foi um pastor luterano, um professor universitário com doutorado em teologia, um pioneiro do movimento ecumênico, um escritor prolífico, um poeta e uma figura central na luta contra o regime nazista. Nascido em Breslau (Alemanha) em 1906, com a irmã gêmea Sabine, Dietrich foi o sexto de oito filhos de Karl e Paula Bonhoeffer. Seu pai era um importante professor de psiquiatria e neurologia; a mãe, uma das poucas mulheres formadas da sua geração. Formando-se em teologia em Berlim, em 1927, Bonhoeffer iniciou a atividade de pastor em uma igreja alemã em Barcelona, em 1928. Em 1930, foi estudar em Nova York, no Union Theological Seminary. Em 1931, começou a lecionar na Faculdade de Teologia de Berlim e foi ordenado pastor. Em 1931, ele foi eleito secretário juvenil da União Mundial para a Colaboração entre as Igrejas e, em 1933, passou a fazer parte do Conselho Cristão Universal “Life and Work” (do qual nasceria, depois, o Conselho Ecumênico de Igrejas).
Com a ascensão de Hitler ao poder no fim de janeiro de 1933, a Igreja Evangélica Alemã, a qual Bonhoeffer pertencia, entrou em uma fase difícil e delicada. Muitos protestantes alemães acolheram favoravelmente o advento do nazismo. Em particular, o grupo dos chamados “cristãos-alemães” (Deutsche Christen) tornou-se porta-voz da ideologia nazista dentro da Igreja, chegando até a pedir a eliminação do Antigo Testamento da Bíblia. No verão de 1933, aqueles que, inspirando-se nas leis arianas do Estado, propuseram um “parágrafo ariano” para a Igreja, segundo o qual era impedido que os “não arianos” se tornassem ministros de culto ou professores de religião. A disputa que se seguiu daí provocou uma profunda divisão dentro da Igreja: a ideia da “missão para os judeus” era muito difundida, mas agora os cristãos-alemães defendiam que os judeus fossem uma raça separada que não podia se tornar “ariana” nem mesmo mediante o batismo, negando assim a validade do Evangelho. Bonhoeffer se opôs firmemente ao parágrafo ariano, afirmando que a sua ratificação submeteria os ensinamentos cristãos à ideologia política: se aos “não arianos” fosse impedido o acesso ao ministério, então os pastores teriam que renunciar em sinal de solidariedade, também sob o custo de fundar uma nova Igreja, livre da influência do regime. No artigo de abril de 1933 intitulado “A Igreja diante do problema dos judeus”, Bonhoeffer foi o primeiro a abordar o tema da relação entre a Igreja e a ditadura nazista, defendendo fortemente que a Igreja tinha o dever de se opor à injustiça política.
Nossas Turmas






Presidente Rev. Dr. Cleber Mendes
Doctor of Ministry (M.D) pela harvester School of Ministry, Doutor em Ciências da Religião (Th.D), Pós graduado em Docência do Ensino Superior ( instituto Bellar-Ibellar) Pós graduado em Psicopedagogia (FIC), Mestre em Teologia, Graduado em Pedagogia, Pós-Graduado em Psicanalise, e Escritor, possuí títulos Honoris Causa Pontífice Instituto de Estudios de La Religion Navarra Espanha, Ministro Internacional UNESCO, Membro da Academia Brasileira de Teologia (ABT), Atua como Presidente do Conselho Nacional de Teologia (CNTB) no estado de São Paulo, Atualmente Realiza Conferências, Seminários e Palestras

Dr. Edimar Ribeiro
Edimar Ribeiro, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Bacharel em Direito, Pós-graduado em Teologia, Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, Pós-graduado em Direito Imobiliário e em Direito Público. Extensão em Direito Trabalhista, Direito do Consumidor, Direito de Família e Sucessão, Direito Eleitoral, Direito Constitucional. Mestre em Ciência da Religião, Doutorando em Direito. ADVOGADO militante, Teólogo, Escritor, Professor, Ministro do Evangelho, Palestrante, Participante em Programas de Debates Teológicos, em emissoras de Rádios e Televisão. Atua como Presidente do Conselho Nacional de Teologia (CNTB) no estado de São Paulo, Atualmente Realiza Conferências, Seminários e Palestras
Siga no Facebook, Youtube e INSTAGRAM: Dr. Edimar Ribeiro.
Contatos e Convites:
E-mail: edimarribeiro.adv@gmail.com
Cel. 11 9871 50561.

Pastor Reverendo Marcio Álvares
Engenheiro, Teólogo, Pos-Graduado em Antigo Testamento, Membro do CNTB – Conselho Nacional de Teólogos do Brasil, Ministro Internacional UNESCO.

Reverendo Wilker Santos - Th. M.
Bacharel em Teologia, Mestrado em Teologia, Master H. C. em Teologia, Ministro Chancelado UNESCO, Membro da ABT – Academia Brasileira de Teologia, Membro da CNTB – Conselho Nacional dos Teólogos do Brasil

Dr. Roberto Santos Ph.D.
Teólogo, Filósofo, Pedagogo, Historiador. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior Pela Univerdidade Gama Filho, bem como pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Possui mestrado em Educação (UEP), doutorado em Teologia (EBWU), doutorado em Filosofia (CIU) e pós-doutorado em Sociologia da Religião (FICS) com pesquisas pós-doutorais na Universidade Católica Portuguesa, membro correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil, Ministro Internacional UNESCO.

José Tomas Manosalva Ph.D.
Curso Innovación con Impcto Social, Curso de Apicultura Orgânica, Congrecista del 1er (COSBRAPIM) Congreso Virtual del Sur de Brasil de Apicultura y 1er (SIMPC) Simpósio de Produtos de Ia, Ministro de Culto, Honoris Teacher, Curso de Introducción de la Técnica de Acuaponia, Doctor em Escatologia Bíblica, Participación en el evento “MoodleMoot Brasil 2017”, Experto en Network Marketing Internacional, Diplomado em Teologia Funcion Pastoral, Participación en el 1er Congreso Internaciontal “Formadores en Acción” , Licenciado em Teologia, Doctor Honoris Causa en Escatologia D.Esc, Participación en Conferencia Internacional de Jerusalém 2007 , Licenciatura Eclesiástica en Teologia.

Rev.Dr. José Marcelino
Presidente do Conselho Nacional dos Teólogos do Brasil- CNTB, sou também pastor dirigente da Assembléia de Deus Missão , em Águas Claras , Brasília; e segundo Secretário da CONVENÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO PLANALTO.
Seja um aluno!
Examinai as ESCRITURAS, porque vós cuidaes ter nelas a vida eterna, e são delas que de mim testificam; João 5:39